O pós-guerra foi marcado pelo
surgimento de diversos movimentos artísticos, no Japão surgem diversos grupos
radicais em que propõem desde o abandono da escrita tradicional até outros
grupos mais famosos como o Butô, que trabalha a questão do corpo e sua memória,
e o Gutai Bijutso Kyotai que trabalha desde o desempenho teatral e instalações
a Action Painting de Pollock.
Os dois últimos grupos representam o
desejo multimídia na dança, teatro e pintura. O grupo Gutai influenciado pelas
obras Pollock usava aa Action Painting para pintar sobre matérias artísticas tradicionais
japonesas como o papel de arroz, Já Butô ao trabalhar a memória e o sofrimento
da população japonesa após a guerra, criou uma nova maneira de se fazer dança e
teatro no Japão, um espetáculo totalmente diferente das manifestações
tradicionais como o Teatro Nô e Kabuki.
Um homem com o corpo fragilizado
transmite em cada movimento o sofrimento de milhões, Hijikata Taysume foi o
precursor desse movimento. Em suas apresentações o seu corpo era completamente
coberto por maquiagem branca e a performance ocorria ao som de instrumentos tradicionais
e vozes a cantar a maneira japonesa e às vezes com um fundo musical europeu
clássico, fazia uso de quimonos, trajes samurais entre outros.
Mais presente nas obras do Hijikata, o
teatro Butô trabalhou muito que a fotografia não conseguiu captar profundamente
durante o ataque norte-americano no pais, trouxe a memória todo sofrimento e usou
o corpo como um meio tecnológico de armazenamento de dados e depois através da performance
expôs para as pessoas.
Hijikata
Vídeos:
Fontes:
BERTHOLD, Margot - A História Mundial do Teatro
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