quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O desejo multimédia em movimentos pós-guerra do Japão


O pós-guerra foi marcado pelo surgimento de diversos movimentos artísticos, no Japão surgem diversos grupos radicais em que propõem desde o abandono da escrita tradicional até outros grupos mais famosos como o Butô, que trabalha a questão do corpo e sua memória, e o Gutai Bijutso Kyotai que trabalha desde o desempenho teatral e instalações a Action Painting de Pollock.
Os dois últimos grupos representam o desejo multimídia na dança, teatro e pintura. O grupo Gutai influenciado pelas obras Pollock usava aa Action Painting para pintar sobre matérias artísticas tradicionais japonesas como o papel de arroz, Já Butô ao trabalhar a memória e o sofrimento da população japonesa após a guerra, criou uma nova maneira de se fazer dança e teatro no Japão, um espetáculo totalmente diferente das manifestações tradicionais como o Teatro Nô e Kabuki.
Um homem com o corpo fragilizado transmite em cada movimento o sofrimento de milhões, Hijikata Taysume foi o precursor desse movimento. Em suas apresentações o seu corpo era completamente coberto por maquiagem branca e a performance ocorria ao som de instrumentos tradicionais e vozes a cantar a maneira japonesa e às vezes com um fundo musical europeu clássico, fazia uso de quimonos, trajes samurais entre outros.
Mais presente nas obras do Hijikata, o teatro Butô trabalhou muito que a fotografia não conseguiu captar profundamente durante o ataque norte-americano no pais, trouxe a memória todo sofrimento e usou o corpo como um meio tecnológico de armazenamento de dados e depois através da performance expôs para as pessoas.

                                                          Hijikata



Vídeos:

Fontes:
BERTHOLD, Margot - A História Mundial do Teatro

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